A VIIA anuncia para amanhã o arranque de uma quinta auto-estrada (AE) ferroviária, agora entre o Luxemburgo e Espanha (Barcelona).

A nova AE ferroviária da VIIA, que será assegurada com tracção da Fret SNCF, oferecerá cinco frequências semanais entre Bettembourg e Barcelona.

O serviço terá duas particularidades: utilizará a linha de Alta Velocidade Perpignan-Barcelona em parte do percurso e transportará semi-reboques em vagões, mediante a utilização de equipamentos de gabarito P400 (4 metros de altura para semi-reboques).

Há apenas quatro meses, a VIIA lançou a ligação Calais-Orbassano (Turim). Agora é a vez do Bettembourg-Barcelona. Mas outras novidades estão já na forja.

Por exemplo, a partir de 11 de Março adicionará uma paragem intermédia no serviço Calais-Le Boulou. A comuna francesa de Mâcon passará, assim, a ser servida cinco vezes por semana.

Também no mês que vem, a companhia irá aumentar a frequência no serviço Sète-Bettembourg para quatro comboios por semana. Este tráfego é realizado em nome do operador logístico turco EKOL.

Todos estes desenvolvimentos só são possíveis graças ao aumento da frota de vagões. A VIIA recebeu 105 novos vagões Lohr, com o último a ser entregue em Dezembro de 2018, e elevou a frota da companhia para cerca de 425 veículos.

 

Comments are closed.