Sábado, Julho 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Viking Cruises planeia construir navio a hidrogénio

por T&N
03/10/2017
em Cruzeiros
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Viking Cruises está a estudar um navio movido a hidrogénio líquido. Os planos daquele que poderá ser o primeiro navio de cruzeiros com aquela tecnologia foram anunciados numa conferência da Autoridade Marítima Norueguesa (AMN), realizada em Haugesund.

Vicking Cruises - Vicking Sun

A Viking Cruises prevê a construção de um navio com base no mesmo design dos seus navios de cruzeiro em operação, como por exemplo o recém-entregue Viking Sun. A companhia de transporte marítimo informou que, a ser construído, o navio a hidrogénio será inscrito no Registo Internacional de Navios Norueguês (NIS), estando para o efeito já em diálogo com a AMN.

“Como noruegueses e com navios noruegueses, queremos liderar o caminho para navios de emissões zero através da tecnologia de células de combustível. O caminho para esse ponto ainda é longo, mas na Viking queremos estar na linha da frente”, salientou o presidente da Viking Cruises, Torstein Hagen.

Lertambém

APDL quer concessionar docas de recreio de Viana

APDL quer concessionar docas de recreio de Viana

08/07/2025
Mindelo inaugurou terminal de cruzeiros

Mindelo inaugurou terminal de cruzeiros

26/06/2025

“Isto é uma sensação mundial. Muito excitante. Se eles conseguirem isso [avançar com a construção de um navio a hidrogénio], pode ser estabelecida uma rede de distribuição, o que permitirá que outros usem o hidrogénio como combustível e possam contribuir para um sector de transportes com zero emissões”, afirmou Olav Akselsen, director-geral de navegação na AMN.

Até ao presente, o hidrogénio líquido ainda não foi usado como combustível marítimo. Um dos desafios técnicos é manter o combustível a uma temperatura de -253º para evitar que este se evapore. Uma célula de combustível converterá o hidrogénio em electricidade para propulsão da embarcação e alimentação de energia eléctrica a bordo.

Actualmente, o hidrogénio líquido não é produzido em grande escala na Europa, mas Serge Fossati, director de projectos da Viking Cruises, afirmou na conferência que a companhia está em diálogo com a Statoil para encontrar uma solução baseada numa refinaria norueguesa.

 

 

Notícias Relacionadas

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares
Marítimo

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

11/07/2025
ANA recebe 55 milhões do CEF para energias alternativas
Aéreo

ANA recebe 55 milhões do CEF para energias alternativas

11/04/2024
Antuérpia aposta no metanol e hidrogénio
Marítimo

Antuérpia aposta no metanol e hidrogénio

28/09/2020
A seguir
MSC investiu 3,5 milhões em Matosinhos

Academia MSC/ENIDH arranca com terceiro curso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

11/07/2025
Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

11/07/2025
Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

11/07/2025
DPD expande envios com etiquetas digitais

DPD expande envios com etiquetas digitais

10/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados