A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende construir até 2018 um percurso ciclável, de 44,5 quilómetros, para ligar o município ao Parque das Nações, em Lisboa, anunciou hoje a autarquia.

Ciclovias

A ligação a Lisboa, com passagem pelo município de Loures, será a primeira fase de um projecto mais vasto, de uma rede de ciclovias que cubra todo o concelho de Vilafranquense, com uma extensão de 100 quilómetros.

À “Lusa”, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), disse que esta primeira fase representará um investimento de sete milhões de euros, tendo sido sujeita uma candidatura intermunicipal (Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa) a fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.

“Será uma possibilidade de promoção de Vila Franca de Xira porque haverá pessoas que nos passarão a poder visitar de bicicleta. Esta rede de ciclovias será uma complementaridade muito importante para a nossa estratégia de promoção”, sublinhou.

Contudo, Alberto Mesquita ressalvou que “o objectivo não é promover uma competição entre a bicicleta e o automóvel”, mas sim dar outras alternativas às pessoas e fazer com que possam “usufruir da beleza do Tejo”.

Vila Franca de Xira já dispõe de uma rede de ciclovias com 13 quilómetros. Concluída a primeira fase deste projecto estão previstas mais duas fases, num total de 42,5 quilómetros, ainda sem data para a sua realização.

 

 

Comments are closed.