Ao ritmo actual e se nada for feito, dentro de cinco anos o aeroporto de Lisboa estará esgotado. Mas a Vinci tem planos para prolongar a sua vida útil por mais uns 30 anos.

Aeroporto-de-Lisboa

A dona da ANA não quer ouvir falar em novo aeroporto para Lisboa, pelo menos nos próximos 20-30 anos. Pelo contrário, a Vinci dispõe-se a investir no hub da Portela, aumentando a sua capacidade de movimentação da aeronaves e  de processamento de passageiros muito para lá do ponto de saturação previsto.

Os planos passam, no essencial, pelo encerramento da pista secundária, pelo desmantelamento do  terminal 2, pela abertura da base do Montijo ao tráfego civil e pela construção de um novo terminal de passageiros.

A ideia de encerrar a pista secundária da Portela não é de agora. O espaço libertado permitiria aumentar a área de estacionamento de aeronaves e a construção de um terminal satélite para os passageiros em trânsito. O aeroporto da capital ficaria assim com apenas uma pista, o que pode criar alguns constrangimentos, mas a ANA lembra a propósito que no ano passado foram menos de 1% os aviões que utilizaram aquela pista.

O desmantelamento do terminal 2 também igualmente libertaria espaço. A infra-estrutura serve as partidas das companhias low cost mas não as chegadas. E as low cost seriam transferidas para a base do Montijo, na lógica da Portela + 1 que o anterior Governo defendeu em alternativa à construção de um novo aeroporto.

Finalmente, seria construído um segundo terminal de passageiros, junto à urbanização da Alta de Lisboa.

Tudo isso, mais as melhorias na navegação aérea (responsabilidade da NAV), acrescidas da redução das restrições militares de uso do espaço aéreo de Lisboa, e ainda uma eventual transferência dos jactos executivos, permitirá concentrar Lisboa na sua função de placa giratória intercontinental.

No entretanto, e a um outro nível, a ANA estará na linha da frente para comprar as instalações do “reduto TAP” que a companhia aérea detém na Portela e que pretenderá vender.

 

Comments are closed.