Sábado, Junho 10, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Vítor Caldeirinha: APP deve ter meios técnicos permanentes

por T&N
03/03/2016
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Na hora de passar o testemunho na presidência da Associação dos Portos de Portugal (APP), Vítor Caldeirinha defende o reforço da estrutura com meios técnicos permanentes, a exemplo do que acontece nas congéneres europeias.

Vítor Caldeirinha

A Associação dos Portos de Portugal reúne amanhã, em assembleia geral, no Funchal, para a eleição dos novos corpos gerentes. Cumprindo a regra da rotatividade, Marina Ferreira, presidente do Porto de Lisboa, será eleita para suceder a Vítor Caldeirinha na presidência.

Em vésperas de passar o testemunho, o também presidente da APSS fez para o TRANSPORTES & NEGÓCIOS o balanço possível do que foi feito e antecipou o que haverá ainda que fazer.

T&N – Que balanço faz do mandato que agora termina?

Vítor Caldeirinha – Foi um mandato muito positivo e participado, com múltiplos grupos de trabalho e todos os portos a trabalhar em conjunto, em projectos comuns, em áreas como a organização, marketing, acompanhamento de concessões, estatísticas, JUP e JUL, LNG, recursos humanos, legislação, etc., etc..

T&N – Quais foram os principais projectos concretizados?

Vítor Caldeirinha – Estes projectos nunca estão concretizados, estão sempre em constante evolução. Mas avançámos muito, concretizando várias etapas em projectos comuns, com o trabalho de todos os portos, na uniformização do acompanhamento de concessões e na gestão de áreas dominiais, na concretização da JUL e do novo modelo de referência da JUP III, na definição das estatísticas conjuntas com a Agepor, na relação e acordo com os sindicatos, na proposta de legislação sobre o tarifário e as concessões, no projeto do LNG, nas feiras conjuntas de cruzeiros e na melhoria dos procedimentos entre os portos da CPLP.

 

T&N – Em particular, como está a evoluir a ligação aos portos da CPLP?

Vítor Caldeirinha – Estão a ser realizados dois estudos pelos grupos de trabalho criados, sobre a agilização de procedimentos e a  marca de qualidade dos portos da CPLP, e na melhoria das ligações marítimas com os armadores. Os avanços nesses domínios deverão ser apresentados no próximo congresso, a realizar no Brasil.

T&N – A APP pode fazer ainda mais pelos portos nacionais? Que desafios se colocam?

Vítor Caldeirinha – Penso que se deve reforçar a estrutura, para termos técnicos em permanência na APP a trabalhar os projectos comuns, em especial nas vertentes da CPLP, JUP III, JUL e marketing. Tal como acontece nas associações congéneres de portos europeias. Sem esquecer o avanço necessário a dar nas compras conjuntas.

 

 

Notícias Relacionadas

Os portos portugueses – uma década perdida
Opinião

Os portos portugueses – uma década perdida

15/09/2022
Portos da CPLP apostam numa Marca de Qualidade comum
Marítimo

Portugal e Espanha recandidatam JUL à Europa

21/09/2015
Vítor Calderinha debateu governação dos portos na SIL
Logística

Vítor Calderinha debateu governação dos portos na SIL

11/06/2015
A seguir
Operadores acusam estivadores de quererem cláusulas ilegais no ACT

Portos de Lisboa e Setúbal com administração comum

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
Navios a metanol ganham encomendas

Navios a metanol ganham encomendas

09/06/2023
Mau tempo arrasta contentores no Corvo

Mau tempo arrasta contentores no Corvo

09/06/2023
O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

09/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist