Vítor Caldeirinha é, para já, o único candidato à presidência da AdferSit, encabeçando a lista apadrinhada pela actual Direcção.
A ser eleito, Vítor Caldeirinha, que integra a Direcção em funções, sucederá a Joaquim Polido e tornar-se-á o primeiro “não ferroviário” a liderar a associação, que nasceu Adfer.
A candidatura encabeçada por Vítor Caldeirinha apresenta como candidatos a vice-presidentes Mário Lopes e Vítor Martins da Silva. E conta com o apoio expresso de Arménio Matias, o histórico fundador e dirigente da associação.
Licenciado em Economia, pós-graduado em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária e mestre em Gestão, sempre pelo ISEG, e doutorando em Gestão Portuária na Universidade de Évora, Vítor Caldeirinha é director de Desenvolvimento Estratégico e Logístico na APSS (tendo passado também pelo Porto de Lisboa).
Nascida como grupo de reflexão e de lobbying em matérias do transporte ferroviário, enquanto a Adfer, a AdferSit tem procurado nos últimos anos alargar a sua intervenção a todos os modos de transporte e à logística, numa lógica de integração e de complementaridade.
A escolha de um especialista oriundo do sector portuário (mas com forte apetência para as questões da logística e da multimodalidade) para candidato à presidência poderá, por isso, ser também entendida como mais um passo na transformação da AdferSit.