A Volvo comercializará na Europa, já no próximo ano, versões 100% eléctricas dos seus Volvo FH, FM e FMX, anunciou a marca sueca.
A Volvo já está a realizar testes em condições reais dos seus veículos eléctricos em operações de transporte regional e construção urbana. As encomendas poderão ser colocadas a partir do próximo, prevendo-se o arranque da produção em série a partir de 2022.
Os novos Volvo eléctricos terão pesos brutos até às 44 toneladas e, dependendo das combinações de baterias utilizadas, a sua autonomia poderá chegar aos 300 quilómetros.
A marca sueca começou a produzir versões eléctricas das gama FL e FE já em 2019, o que significa que, com os novos modelos, a oferta na Europa cobrirá a distribuição urbana, a recolha de resíduos, o transporte regional e a construção em ambiente urbano.
O próximo passo será o lançamento de veículos eléctricos para o longo curso. Serão veículos equipados com baterias com células de combustível. A Volvo Trucks projecta para a segunda metade desta década a comercialização de veículos a hidrogénio com “fuel cells”.
O objectivo último é ter toda a oferta de veículos livre de combustíveis fósseis em 2040.