Martin Lundstedt será o novo CEO do Grupo Volvo, em substituição de Olof Persson. Pormenor muito importante: Lundstedt é o actual CEO da Scania.

11629-001

Lundstedt ocupará o cargo em Outubro, sendo que até lá os destinos da Volvo serão liderados de forma interina pelo CFO da empresa, Jan Gurander.

Persson liderou o grupo Volvo nos últimos quatro anos e melhorou os resultados da empresa, pelo que a contratação de um novo CEO tem como meta, segundo o presidente Carl-Henric Svanberg, a entrada numa “nova fase, com enfoque no crescimento e aumento da rentabilidade”. Por detrás desta mudança poderá estar a pressão do maior accionista do grupo, o fundo Cevian Capital, para acelerar as operações e incrementar margens.

A Scania é reconhecida como a marca de camiões com melhor rendibilidade.

Os analistas acreditam que Martin Lundstedt é o homem certo para acelerar o crescimento do grupo Volvo, e o facto é que as acções da empresa na Bolsa de Estocolmo subiram nos dias seguintes ao anúncio da nomeação. Com 47 anos, o executivo sueco esteve sempre ligado à Scania, onde entrou em 1992 e chegou a CEO em 2012. Até agora.

O grupo Volvo obteve um resultado líquido de 4,24 mil milhões de coroas suecas (450 milhões de euros) no primeiro trimestre de 2015, praticamente o quádruplo dos ganhos de um ano antes. O resultado operacional ascendeu a 7,066 mil milhões de coroas suecas (750 milhões de euros). As vendas, que beneficiaram das flutuações dos câmbios, aumentaram 14%, cifrando-se em 74,8 milhões de coroas (cerca de 7,95 milhões de euros).

Tags:

Comments are closed.