Os motores diesel D11 e D13 da Volvo Trucks, que equipam as gamas FH, FM e FMX, foram actualizadas para cumprirem a norma de emissões Euro 6 Step D. Estarão disponíveis para encomenda a partir do fim do mês.

Novos motores Volvo Tricks cumprem norma Euro VI Step D

Os passos da Volvo Trucks para cumprir o padrão mais rigoroso de emissões incluem software e alterações no sistema de pós tratamento de gases de escape para os novos motores.

O motor diesel D13 nesta nova versão também utiliza um novo tipo de óleo de baixa viscosidade, o VDS-5, e segmentos novos que reduzem o consumo de combustível e a fricção interna. Além disso, o motor de 500 cv beneficia de uma poupança extra ao ver a taxa de compressão aumentada para igualar as versões de 460 e 420 cv.

O software I-See baseado em mapa topográfico de elevada resolução, utiliza dados de GPS para visualizar a topografia da rota e promove a melhor selecção de velocidades, aceleração e travagem do motor. O I-See está projectado para utilizar a energia cinética do camião da melhor forma possível e tem vindo a ser melhorado com várias actualizações, como por exemplo a nova estratégia de engrenagem da caixa de velocidades e o coasting – selectivo que permite o uso mais eficiente da função I-Roll (roda livre).

“Com o combustível a representar cerca de um terço dos custos dos transportadores, continuamos a remover todas as pedras para encontrar novas formas de reduzir o consumo de combustível nos nossos camiões”, indica, em comunicado, o presidente da Volvo Trucks, Claes Nilsson.

“Desta vez, uma combinação de pequenas melhorias permite economias de custo significativas para os nossos clientes sem comprometer o desempenho ou a produtividade”, acrescenta.

 

 

 

Comments are closed.