A Volvo Trucks está a trabalhar numa solução de transporte com veículos comerciais eléctricos autónomos. O objectivo de longo prazo é oferecer serviços de transporte contínuos entre hubs fixos.

Volvo aposta em camiões autónomos eléctricos

A futura solução de transporte da Volvo Trucks, revelada a semana passada, em Berlim, na Innovation Summit do grupo sueco, destina-se a tarefas regulares e repetitivas, caracterizadas por distâncias relativamente curtas, grandes volumes de mercadorias e alta precisão de entrega. Os transportes entre hubs logísticos são exemplos típicos, mas casos de uso adicionais também podem ser aplicáveis.

A operação será assegurada por veículos eléctricos autónomos conectados à cloud e a um centro de controlo de transporte. Os veículos estarão projectados para fornecerem detalhes exactos da localização, analisar o que está a acontecer com outros utilizadores da estrada e, em seguida, responder com alta precisão.

O centro de controlo de transporte monitorizará continuamente o progresso do transporte e manterá uma vigilância precisa da posição de cada veículo, carga das baterias, mercadorias em transporte, requisitos de serviço e vários outros parâmetros. Como nos processos de produção industrial, a velocidade e o progresso são adaptados para evitar esperas desnecessárias e aumentar a precisão da entrega. Desta forma, será possível optimizar a gestão de stocks e aumentar a disponibilidade.

Testes para breve

A Volvo Trucks anuncia que, num futuro próximo, a solução de transporte será desenvolvida em conjunto com clientes seleccionados em aplicações prioritárias.

“O potencial total do sector dos transportes ainda não está aproveitado. Tudo indica que a necessidade global de transporte continuará a aumentar significativamente na próxima década. Se quisermos atender a essa procura de maneira sustentável e eficiente, precisamos encontrar novas soluções. Para garantir o bom funcionamento do fluxo de mercadorias, também precisamos explorar melhor a infra-estrutura existente. O sistema de transporte que estamos a desenvolver pode ser um complemento importante às soluções actuais e pode ajudar a enfrentar muitos dos desafios enfrentados pela sociedade, companhias de transporte e clientes”, afirma, citado em comunicado, o presidente da Volvo Trucks, Claes Nilsson.

Os comentários estão encerrados.