A Volvo aproveitou o mês de Outubro para se distanciar na liderança do mercado português de camiões, “fugindo” à Mercedes e à Scania.
Em Outubro, o mercado nacional de camiões cresceu 32,5%, com um total de 815 matrículas (615 há um ano). A Volvo apenas cresceu 19,3%, mas foi líder destacadíssima com 315 matrículas. Longe dos 22 registos da Mercedes-Benz (-40,5% em termos homólogos) e dos 91 da Scania (-10,8%).
Ou seja, à entrada para o penúltimo mês do ano a Volvo logrou aumentar em perto de 300 e mais de 200 unidades a vantagem sobre os seus mais directos concorrentes.
Ainda em Outubro, a MAN conseguiu o maior crescimento homólogo (+609%), tendo passado de 11 para 78 matrículas. Seguiu-se-lhe a Iveco, com um ganho de 223% e um total de 84 vendas registadas.
Em termos absolutos, atrás da Volvo ficaram a DAF (93 registos, +52,5%), a Scania, a Iveco, a MAN, a Renault (74, +17,5%), a Ford (34, +3%) e a Mercedes.
No acumulado de 2024, o mercado português de camiões voltou a terreno positivo, com um ganho de 4,5% e um total de 5 549 matrículas.
A Volvo lidera, com 1 136 matrículas,(+2,3%), à frente da Mercedes com 762 (-9,5%) e da Scania com 698 (+1,3%).
A crescer 43% (o maior ganho homólogo entre as principais marcas), a Renault ocupa o quarto lugar, com 655 registos, à frente da Iveco com 62 (+31%). Na casa das 500 vendas estão a MAN (563, +22,4%) e a DAF (540, +22,4%).
Distante surge a Ford, com 293 matrículas, a perder 30%.