O Grupo Volvo e a Daimler Trucks preparam uma joint-venture para produzir células de combustível para camiões e autocarros de longo curso.
O Grupo Volvo e a Daimler Trucks assinaram um acordo de princípio não vinculativo para a constituição de uma joint-venture 50-50 para o desenvolvimento, produção e comercialização de células de combustível. Se tudo correr bem, o acordo final será selado no terceiro trimestre deste ano e a joint-venture criada até ao final do ano.
A Daimler Trucks concentrará na futura joint-venture todas as actividades que detém na área do desenvolvimento e produção de células de combustível (nomeadamente através da Mercedes-Benz). O Grupo Volvo comprará 50% da nova entidade, pagando 600 milhões de euros em cash.
Com esta parceria, a concretizar-se, os dois grupos pretendem poupar nos custos de investigação, desenvolvimento e produção e acelerar a comercialização dos novos sistemas. Ambos pretendem lançar as suas ofertas de camiões de longo curso com células de combustível na segunda metade do presente década.
Volvo e Daimler acreditam que as células de combustível serão uma das formas mais eficazes de garantir a electrificação do transporte rodoviário de longo curso.