A Volvo e a Renault vão criar uma empresa para produzir carrinhas eléctricas. A CMA CGM tenciona juntar-se ao projecto.
Até cerca de 2030, o mercado europeu de carrinhas eléctricas deverá triplicar. Uma oportunidade de negócio que a Volvo e a Renault se propõem aproveitar e liderar mediante a criação de raiz de uma nova marca para o segmento.
Os dois grupos assinaram já uma carta de intenções vinculativa para a criação de uma empresa dedicada, detida a 50% por cada uma das partes. Ambos os grupos comprometerem-se também a investir 300 milhões de euros cada no projecto, nos próximos três anos.
A nova marca ficará sediada em França, com o início da produção previsto para 2026.
O Grupo CMA CGM, por seu turno, rubricou uma carta de intenções não vinculativa, prevendo investir no projecto 120 milhões de euros através do seu fundo Pulse, criado para acelerar a descarbonização do sector dos transportes e da logística.
Tratando-se de um projecto desenhado de raiz e combinando o know-how dos dois grupos automóveis, a promessa é de uma oferta de produtos únicos., estado da arte, em termos de electrificação e conectividade, com reduções de custos globais de utilização na ordem dos 30%. A CMA CGM contribuirá com os seus conhecimentos em matéria de logística, distribuição e e-commerce.
O arranque efectivo do projecto está, claro, dependente das necessárias autorizações. No entretanto, Volvo e Renault estão receptivos à adesão de novos parceiros e investidores.