A Volvo Trucks introduziu o Distance Alert em alguns dos seus modelos. A tecnologia torna mais fácil aos motoristas manterem uma distância segura face ao veículo à frente e evitar situações críticas.

A função Distance Alert está disponível nos camiões Volvo FH, FH16, FM e FMX (unidades produzidas a partir da semana 23 de 2019). Os camiões também precisarão de estar equipados com o sistema de aviso de colisão da Volvo Trucks.

O Distance Alert faz parte da versão mais recente do sistema de suporte à condução da Volvo Trucks, o Collision Alert com travagem de emergência.

Se a tecnologia detectar que o camião está mais próximo do veículo à frente do que o intervalo de tempo seleccionado de 1,5 a 3,5 segundos, uma luz vermelha aparece no pára-brisas. Se o motorista não abrandar, o sistema de aviso de colisão é activado e emite sinais sonoros e visuais de intensidade crescente. Em seguida, a travagem de emergência avançada é aplicada.

A função destina-se a ser utilizada nas principais estradas fora das cidades e é activada a velocidades superiores a 60 km/h, a menos que o cruise control adaptativo esteja em uso. Da mesma forma que as outras funções do sistema Collision Alert, a tecnologia Distance Alert recorre a câmaras e radares para calcular a distância e identificar objectos na estrada.

20% dos acidentes

Os acidentes em que um veículo bate na traseira de outro representam cerca de 20% de todas as colisões graves que envolvem camiões, segundo a marca sueca.

“Para as companhias de transporte, investir em segurança faz sentido não apenas proteger as pessoas, mas também obter poupanças. Menores custos de seguro e reparações e menos paragens não planeadas são alguns dos argumentos. Além disso, um estilo de condução segura é geralmente eficiente em termos de combustível. A combinação de motoristas bem treinados e conscientes em segurança e camiões mais seguros beneficia a todos”, afirma, citado em comunicado, Carl Johan Almqvist, director de tráfego e de produtos de segurança da Volvo Trucks.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*