A Volvo Trucks anunciou o lançamento da tecnologia I-Save no FH. Com esta ferramenta, que junta ao novo motor D13TC, a marca sueca contabiliza menos 7% no consumo de gasóleo do modelo.
O construtor sueco fala no Volvo FH I-Safe como o camião de longo curso mais eficiente até à data.
O motor D13TC tem pistões com interior patenteado em forma de onda que melhora a combustão e aumenta a eficiência ao direccionar calor e energia para o centro dos cilindros. O excesso de energia nos gases de escape é então usado para alimentar o motor através de uma turbina adicional no fluxo de escape, chamada de unidade Turbo Compound.
O motor D13TC produz um binário extra de 300 Nm face ao anterior propulsor, o que significa menos aceleração e menos combustível para manter uma velocidade constante no tráfego rodoviário.
Outros recursos do I-Save incluem novos eixos traseiros de baixo consumo de combustível e um sistema actualizado I-See baseado em mapas, que analisa e se adapta as inclinações à frente e inclui software de troca de velocidades optimizado para o longo curso.