A Volvo Trucks apresentou o FL Electric, o seu primeiro camião 100% eléctrico, destinado a operações de distribuição e recolha de resíduos sólidos, entre outras utilizações urbanas.

As vendas e a produção em série do novo modelo começarão, na Europa, em 2019.

Ainda antes do arranque, a marca colocou em utilização real duas unidades do Volvo FL Electric em Gotemburgo, operadas pela companhia de recolha de resíduos Renova e pelo transportador TGM.

Com um peso bruto de 16 toneladas, o camião tem um motor eléctrico de 185 kW capaz de debitar uma potência máxima de 130 kW. A autonomia atinge, segundo a Volvo Trucks, 300 km, como um tempo de carregamento de uma a duas horas em carregadores rápidos e de dez horas nos “normais”.

“Temos imenso orgulho em apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo totalmente eléctricos, prontos para a circulação regular. Com este modelo, estamos a possibilitar que as cidades que pretendem o desenvolvimento urbano sustentável beneficiem das vantagens do transporte electrificado de camiões”, disse à assessoria de imprensa Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

A marca realça a experiência acumulada do grupo Volvo em soluções de transporte electrificado. A Volvo Buses, por exemplo, já comercializou mais de 4 000 autocarros electrificados (híbridos, híbridos plug-in e 100% eléctricos) desde 2010.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*