À entrada para Dezembro, a Volvo já é a virtual campeã de vendas de camiões em Portugal no ano de 2023, à frente da Mercedes-Benz e da Scania).
Em Novembro, a Volvo, que já tinha uma vantagem confortável sobre os seus mais directos adversários no mercado nacional de camiões, foi de novo a marca mais vendida e com uma vantagem de cerca de 200 matrículas para os concorrentes.
De acordo com a ACAP, em Novembro matricularam-se em Portugal 906 pesados de mercadorias. Mais 47,3% que no mesmo mês do ano passado (615). Só a Volvo garantiu 351 (a crescer 237,5%), enquanto a Mercedes-Benz se ficou pelos 150 (menos 45,1%) e a Scania galgou 310%n para 160 registos.
Com o mercado em forte alta, destacou-se ainda a Iveco, com um crescimento homólogo de 360% para um total de 69 unidades.
A Renault Trucks matriculou 73 camiões (+17,7%), a MAN 31 (-36,7%), a DAF 23, a Ford 18 (+20%) e a Fuso 14 (-30%).
No balanço dos primeiros 11 meses do ano, o mercado português soma 6 216 matrículas de camiões, 52,8% acima das 4 068 de há um ano.
Com 1 462 registos a Volvo é líder destacada, a crescer 57% em termos homólogos e com uma vantagem de quase 500 unidades sobre o segundo classificado. Caso para dizer que o título já está entregue.
A Mercedess-Benz é segunda, com 992 matrículas (+25,4%), à frente da Scania, que conta 849 (+93%). Também aqui se poderá arriscar dizer que os lugares do pódio estão entregues.
MAN, Iveco e Renault estão na casa das 500 unidades, com 591, 536 e 531 registos, respectivamente, a crescerem 148,3%, 74,6% e 39%.
Seguem-se a DAF (464 registos, +75,1%) e a Ford (437, +5,6%), com grande vantagem sobre a Fuso (179) e a Isuzu (154.