A Volvo destronou a Scania da liderança do mercado português de pesados de mercadorias, com um forte aumento das venda de camiões em Abril, de acordo com os dados da ACAP.
Em Abril, as vendas de camiões em Portugal totalizaram 398 matrículas, numa subida homóloga de 16,7%. A Volvo avançou 29,2% e atingiu as 84 matrículas. A Scania recuou 43,9% e ficou-se nas 23.
No ranking das marcas mais vendidas, a Mercedes e a Renault completaram o pódio de Abril, com 73 e 51 registos, respectivamente, a ganharem 12,3% e 218,8% face ao mesmo mês de 2022.
A marca do losango teve mesmo o maior crescimento relativo, secundada pela MAN, que subiu 158,3% e matriculou 31 camiões.
Entre as principais marcas, a DAF cresceu 75% (42 vendas), a Isuzu 100% (18) e a Fuso 71,4% (12). A Ford recuou 43,5% (26) e a Iveco 31,5% (37).
No acumulado dos primeiros quatro meses de 2023, o mercado português de camiões cresceu 37,5%, com um total de 1 960 matrículas. A Volvo lidera com 360 veículos (+25,9%).
Seguem-se-lhe a Scania e a Mercedes, separadas apenas por três matrículas – 318 e 315 -, sendo que os suecos ganham 87,1% em termos homólogos e os alemães 34,6%.
Iveco (202, +37,4%), Renault (185, +68,2%), MAN (175, +110,8%), Ford (158, -7,1%) e DAF (111, -17,2%) completam o ranking das marcas acima da centena de matrículas.