A Volvo arrancou com um projecto de testes a camiões eléctricos nos Estados Unidos. O construtor sueco pretende testar veículos em 2019 e comercializá-los em 2020.

Volvo vai testar camiões eléctricos nos EUA

 

Em causa está o Volvo LIGHTS (um acrónimo em inglês para Soluções de Transporte Pesado Verde de Baixo Impacto), um projecto que, além da marca sueca, integra outros 15 parceiros, entre os quais dois dos maiores transportadores rodoviários dos EUA. O projecto recebeu 44,8 milhões de dólares (38,6 milhões de euros) das autoridades da Califórnia.

As unidades de demonstração serão baseadas na tecnologia actualmente usada no Volvo FE Electric, que a marca apresentou em Maio e começará a vender na Europa em 2019.

“Esta é uma excelente oportunidade para mostrar o potencial de electrificação de ponta a ponta”, indica, citado em comunicado, Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

“Desde a recolha de energia solar nas instalações dos nossos clientes até aos tempos de operação de veículos eléctricos, passando por potenciais segundos usos das baterias, este projecto fornecerá experiência e dados inestimáveis para toda a cadeia de abastecimentos”, acrescenta.

No projecto Volvo LIGHTS será utilizada numa variedade de tecnologias inteligentes – incluindo diagnóstico remoto, geofencing e a plataforma de gestão de serviços baseada na Internet da empresa – para monitorizar todos os aspectos de desempenho dos camiões e maximizar o tempo de actividade do veículo.

 

 

 

Comments are closed.