A Volvo recuperou no final de Setembro a liderança do mercado nacional de camiões, segundo a ACAP.
Em Agosto, a Volvo matriculou 168 camiões, menos seis (-3,4%) que no mesmo mês do ano passado, mas mais 124 do que a Mercedes-Benz, que se ficou pelos 44 (a crescer 33,3% em termos homólogo).
Com isso, a Volvo passou a contar 847 vendas registadas em 2023 (+12,8% em termos homólogos), contra 805 (+85,5%) da Mercedes-Benz.
A ACAP contou 441 matrículas de pesados de mercadorias em Agosto, 5,3% acima das 419 de há um ano.
A Volvo foi de longe a marca mais vendida, seguida da Scania (54 matrículas, +17,4%) e da Ford (51, +34,2%). Atrás da Mercedes-Benz cotaram-se a DAF (39, +105,3%), a Renault Trucks (29) e a Iveco (21), ambas em perda, a Fuso (20) e a MAN (12).
No acumulado dos primeiros nove meses de 2023, o mercado nacional de camiões cresceu 54,2%, face ao mesmo período de 2022, com um total de 4 695 matrículas.
Enquanto a Volvo e a Mercedes-Benz disputam entre si o primeiro lugar do ranking, Scania e MAN fazem o mesmo pelo último degrau do pódio. Para já a marca sueca vai à frente, com 587 matrículas, a crescer 64,9%, mas a insígnia germânica está muito perto (549 registos) e cresce 268,5%.
A Iveco está isolada no quinto posto, com 441 matrículas (+69,6%), enquanto a Renault Trucks (395, +35,7%), Ford (386, +7,5%) e DAF (380, +71,2%) formam um grupo à parte.
Fuso (154 registos) e Isuzu (139) fecham o pelotão das principais marcas.