A Volvo, que se sagrou campeã de vendas de camiões em Portugal em 2023, retomou a liderança em Fevereiro ao garantir praticamente um quarto das matrículas totais.
Em Fevereiro, segundo a ACAP, registaram-se em Portugal 444 camiões, mais 26,5% que no mês homólogo de 2023. Só a Volvo contribuiu com 121, a crescer 163%. E com isso superou a Scania na liderança do mercado.
Ainda em Fevereiro, a Renault Trucks foi a segunda marca mais vendida em Portugal, com 61 matrículas (+52,5%), seguida da Mercedes (57, +46,2%) e da Scana (51, -3,8%).
Em termos relativos, o melhor resultado foi conseguido pela DAF, com um ganho homólogo de 314,3% para 29 matrículas.
A perder estiveram a MAN (-26,2%, 45 registos) e a Iveco (-40,8%, 29).
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a ACAP reportou 1 067 camiões matriculados, num crescimento de 15,6% face aos 923 de há um ano.
A Volvo é a nova líder, com 261 matrículas e uma quota de mercado de 24,5%, à frente da Scania, com 231 e 21,7% e da Mercedes, com 137 e 12,8%.
Seguem-se a Renault Trucks (107 matrículas), DAF (94), MAN (68), Ford (66) e Iveco (57). Fuso e Isuzu têm cada 21.
A DAF lidera os ganhos (+135%), enquanto a Fuso é a que mais perde (-51,2%).