A Volvo Trucks iniciará este mês testes em condições de operação real com dois camiões eléctricos da gama de construção.
Depois de ter lançado camiões eléctricos para a distribuição urbana e recolha de resíduos, a Volvo Trucks vai agora testar dois veículos – e respectivos sistemas de carregamento – em operações da indústria de construção.
Em concreto, será testado um Volvo FM com betoneira, que será empregue no fornecimento de betão em ambiente urbano, e um Volvo FMX com galera, que servirá em projectos de infra-estruturas e de construção.
Os testes serão realizados em parceria com a Swerock, uma das maiores empresas de fornecimento de serviços e materiais de construção da Escandinávia.
Os objectivos passam por avaliar como os camiões eléctricos podem ser usados para aumentar a eficiência e reduzir o impacto climático. Além de analisarem a performance dos veículos em si, os testes ajudarão também a compreender todo o ecossistema da electromobilidade, nomeadamente no relativo ao carrregamento dos veículos para aumentar a sua produtividade. Os benefícios na operaçao em ambiente urbano serão medidos em termos de ruído, segurança no local de operações e conforto dos motoristas.
“Este testes testes são importantes para nos ajudarem a perceber melhor as operações dos clientes e o impacto que a electrificação teria nelas, no dia-a-dia, em termos de ciclos de operação, capacidade de carga (…)- e com os benefícios da utilização de veículos mais silenciosos e limpos”, sintetiza Ebba Bergbom Wallin, Electromobility Business Manager na Volvo Trucks, citado em comunicado.