O negócio dos camiões do Grupo Volvo facturou mais 25% no primeiro trimestre, com a margem operacional a mais do que duplicar para os 9,4%, anunciou o grupo sueco.
Entre Janeiro e Março, o grupo Volvo entregou 55 069 pesados de mercadorias, mais 49% que no período homólogo de 2010. A Europa reforçou a posição de primeiro mercado, com um aumento de 89% até às 23 mil unidades (23 060). Na América do Norte foram entregues 8 821 veículos (mais 68%), na América do Sul 6 112 (mais 34%) e na Ásia 13 730 (mais 16%).
A Volvo foi a marca que mais cresceu, em número de entregas, tendo chegado às 24 032 (mais 81%). A Renault Trucks avançou 62% para as 14 373 unidades. A Mack Trucks entregou 4 499 veículos (mais 37%) e a Eicher 5 569 (mais 31%).
A UD Trucks entregou menos 19% de veículos no primeiro trimestre, ficando-se pelos 5 326, numa situação que tem muito a ver com a catástrofe natural que assolou o Japão no início de Março.
As encomendas contratadas no primeiro trimestre cresceram 49% em termos homólogos, tendo atingido os 61 292 veículos. Destacou-se a América do Norte, com um incremento de 244% para as 11 727 unidades. Na Europa, o principal mercado do grupo, as encomendas avançaram 46% para os 23 812 veículos.
O grupo volvo reviu entretanto em alta as previsões para a evolução de alguns dos principais mercados. Na Europa, por exemplo, a estimativa é agora de vendas totais de 230-240 mil veículos (contra 220 mil anteriormente). E o mesmo é dito para a América do Norte.