A Volvo Trucks anunciou a venda da primeira solução de transporte autónomo assente em seis camiões FH, para uma mina na Noruega.

A companhia norueguesa Brønnøy Kalk chegou a acordo com a Volvo Trucks para usar uma solução autónoma do construtor para transportar calcário de uma mina a céu aberto para um porto próximo.

Os testes realizados foram bem sucedidos e continuarão ao longo deste ano. As partes prevêem que a solução estará totalmente operacional até o fim de 2019. Os camiões serão controlados pelo operador a partir de uma carregadeira de rodas.

Serão utilizados seis camiões Volvo FH num troço de cinco quilómetros, ao longo do qual os veículos terão de circular ao ar livre e atravessar vários túneis entre a própria mina e o triturador. O pagamento será feito com base nas toneladas entregues.

A Volvo Trucks acredita que, trabalhando numa área específica com uma rota predeterminada, pode descobrir como tirar melhor partido da solução para adaptá-la às necessidades específicas do cliente. Desta forma, poderá desenvolver novas soluções e oferecer maior flexibilidade e eficiência, além de maior produtividade.

Após o arranque com outros projectos de automação relacionados à mineração, colheita de cana e recolha de resíduos, o grupo sueco comercializará pela primeira vez uma solução de transporte autónoma e não os próprios camiões.

Os comentários estão encerrados.