A Volkswagen inaugurou ontem um centro de desenvolvimento de software em Lisboa, que levará à contratação de 300 especialistas em Tecnologias de Informação (TI).
Em comunicado, a marca alemã avançou que o novo centro vai “desenvolver software sobretudo para os ecossistemas digitais e processos corporativos internos do grupo”, sendo a terceira estrutura do género dentro do grupo e a primeira fora da Alemanha (as outras localizam-se em Wolfsburgo e em Berlim).
Do total de 300 especialistas que serão contratados para este centro, “principalmente no mercado de trabalho português”, um terço deverá trabalhar em serviços baseados na cloud, especificamente para o sector dos veículos
comerciais para a MAN Truck & Bus”, refere o comunicado da empresa.
“Enquanto localização de TI, a área metropolitana de Lisboa conta com uma administração com afinidade por matérias digitais, uma rede estreitamente vinculada de startup e empresas tecnológicas e um ambiente académico de elevado desempenho com diplomados altamente qualificados”, lê-se no documento.
Martin Hoffman, responsável da construtora automóvel alemã para a área de TI, referiu que “o desenvolvimento de software para novos serviços digitais vai tornar-se uma competência fundamental para a Volkswagen”.
Na inauguração do centro estiveram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, entre outros convidados.