A Wan Hai tornou-se a segunda companhia a ser multada pelas autoridades norte-americanas por alegados excessos na cobrança de taxas de detention & demurrage (D&D).
Apesar de não reconhecer as ilegalidades de que era acusada, a Wan Hai aceitou pagar uma multa de 850 mil dólares para colocar um ponto final num processo iniciado no final de 2021, a propósito da cobrança de taxas de D&D nos portos de Los Angeles e Long Beach, que a Federal Maritime Comission (FMC) considerou violarem o Shipping Act de 1984.
A multa à Wan Hai surge duas semanas depois de a Hapag-Lloyd ter sido também multada pela FMC, em 822 200 dólares, igualmente por causa das taxas D&D cobradas.
Ambos os episódios acontecem num momento em que as autoridades norte-americanas, pressionadas pelos carregadores e transitários do país, estão a apertar a vigilância às práticas dos armadores, individualmente ou nas alianças, exigindo mais informação para avaliar o seu comportamento face ao mercado, numa época em que subsistem disrupções nas cadeias globais de abastecimento.
A postura das autoridades norte-americanas contrasta com a da Comissão Europeia, para desespero dos carregadores e transitários. Para Bruxelas, não há evidências de que as companhias marítimas estejam a violar as regras da concorrência, pelo que a revisão do “Consortia Block Exemption” só acontecerá dentro dos prazos normais, isto é, até à Primavera de 2024.