A Wan Hai LInes assinou cartas de intenções para encomendar até 24 porta-contentores dual fuel a metanol a estaleiros de Taiwan e Coreia do Sul.
Uma primeira carta de intenções respeita à construção de 12 porta-contentores de cerca de 8 000 TEU, com opção para mais quatro, nos estaleiros da CSBC Corporation, ao preço unitário entre 102,5 e 124 milhões de dólares, anunciou a Wan Hai.
A outra carta de intenções abrange quatro navios de 8 700 TEU a serem construídos pela HD Hyundai Samho, pelo valor unitário entre 113,5 e 130,4 milhões de dólares.
A concretizarem-se todas as encomendas (incluindo a opção), a companhia de Taiwan terá de investir entre 2,1 e 2,5 mil milhões de dólares. Já a sua frota aumentará em cerca de 162 mil TEU.
Actualmente, a Wan Hai ocupa a 11.ª posição no ranking da Alphaliner, com uma capacidade de 514 173 TEU em 123 navios, e tem encomendados oito navios, com 66 052 TEU.
Esta encomenda surge num momento em que se avolumam as dúvidas sobre a viabilidade (disponibilidade) do metanol como combustível marítimo, com a Maersk (a campeã desta opção) a ponderar recorrer ao GNL.