A West Sea está a reconverter um segundo ferry da Baleària para a propulsão a GNL, ao mesmo tempo que o equipa para ser um “smart ship”.
Depois do Sicilia, os estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, estão a reconverter o Martín i Soler, também da espanhola Baleària, para navegar a GNL. Os trabalhos deverão prolongar-se até Abril do próximo ano.
A intervenção passa, desde logo, pela adaptação do motor e da casa das máquinas, e pela instalação de um depósito para o novo combustível. O depósito tem uma capacidade de 360 m3 de GNL, o que garante ao navio uma autonomia de mil milhas náuticas. Desta feita, porém, a instalação pressupõe cortar o casco num dos lados do navio para “enfiar” o depósito, e voltar a fechar o “rombo”.
Ao mesmo serão instalados a bordo sensores para medir em tempo real o consumo e as emissões.
A navegar a GNL, o Martín e Soler emitirá menos 30% de CO2 (cerca de 9 200 toneladas/ano), menos 85% de NoX e zero enxofre e partículas.
Aproveitando a imobilização, a West Sea equipará o navio com uma série de “gadgets” que o transformarão num “smart ship”, como sejam a disponibilização de rede wifi, WhatsApp, smart TV, acesso aos camarotes com código QR, etc..