Prossegue em bom ritmo a reconversão para GNL do ro-pax Hedy Lamarr, da Baleària, nos estaleiros da West Sea.
O Hedy Lamarr é o terceiro e último ferry da companhia espanhola a ser reconvertido nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo. Nas redes sociais, a empresa deu conta da conclusão de uma das etapas essenciais dos trabalhos, qual seja a instalação dos dois depósitos de GNL, que obrigou a abrir quatro pisos no navio.
Cinco meses é o tempo previsto para a realização desta reconversão, que se segue às do Sicilia e do Martin i Soler.
E tal como aconteceu com aqueles, os trabalhos compreendem a adaptação do motor MAN, de diesel para dual fuel (diesel e GNL), a instalação dos depósitos de GNL (com uma capacidade de 565 m3, que garantem uma autoinomia de 1 400 milhas) e a introdução de equipamentos e tecnologias próprios de um smart ship, como sejam os sensores para medição, em tempo real, dos consumos e das emissões, ou vários gadgets para melhorar a experiência dos passageiros a bordo.
O Hedy Lamarr foi construído em 2010 e adquirido pela Baleària em 2019. Tem 186 metros de comprimento e 25 metros de boca. Pode transportar 600 passageiros e 2 860 metros lineares de carga rodada.
Com a reconversão do Hedy Lamarr, a Baleària disporá de nove navios aptos a navegarem a GNL, seis reconvertidos e três construídos de raiz, fruto de um investimento de 380 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia através do CEF.