A West Sea voltou a ser a escolhida pela Baleària para reconverter um ferry para propulsão dual a GNL.
A Baleària prepara-se para ter, em Março, todos os seus seis ferrys reconvertidos para poderem operar a diesel ou a GNL. Cinco meses é o tempo previsto para a West Sea adaptar o último ferry, o Hedy Lamarr.
A exemplo do que aconteceu com os outros ferries da companhia espanhola já reconvertidos nos estaleiros de Viana do Castelo, os trabalhos principais a realizar serão a adaptação do motor MAN, de diesel para dual fuel (diesel e GNL) e a instalação do imprescindível depósito de GNL.
No caso, os dois depósitos terão uma capacidade total de 565 m3, o suficiente para garantir uma autonomia de mai9s de 1 400 milhas náuticas a navegar exclusivamente a GNL.
Aproveitando a imobilização do navio, a tal como aconteceu também com os demais, serão instalados sensores para medição, em tempo real, dos consumos e das emissões. E ainda vários gadgets tecnológicos para melhorar a experiência dos passageiros a bordo.
Com a reconversão do Hedy Lamarr, a Baleària disporá de nove navios aptos a navegarem a GNL, seis reconvertidos e três construídos de raiz, fruto de um investimento de 380 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia através do CEF.