A WestSea vai iniciar este ano a construção de dois navios híbridos em Viana do Castelo e já pensa num 100% eléctrico.

“Ainda em 2018 estamos em condições de arrancar com os primeiros projectos e construir dois navios híbridos, que depois darão origem a um navio 100% eléctrico, que deverá surgir em 2020 ou 2021”, anunciou Vítor Figueiredo, da
concessionária dos ex-ENVC.

O responsável fez um balanço positivo da presença da Martifer em Viana do Castelo, lembrando que o projecto começou com “uma infra-estrutura que estava parada há cerca de dois anos, com alguns equipamentos sem funcionar e alguns edifícios a precisar de restauro”.

“Em 2015, já tínhamos contratos de construção naval e até hoje, quatro anos volvidos, já construímos e entregámos cinco navios. Para este ano de 2018, temos mais cinco navios para entregar e já temos em carteira navios para 2019”,
avançou.

No futuro, o objectivo da WestSea passa por aprofundar o canal de navegação dos estaleiros, uma obra que, segundo Vítor Figueiredo, “vai permitir duplicar a actividade de reparação naval”.

“Neste momento, estamos a trabalhar com a APDL e com Ministério do Mar para reunir condições para poder haver algum investimento no aprofundamento do canal”, disse o mesmo responsável.

Vítor Figueiredo referiu ainda que, actualmente, os estaleiros estão a trabalhar a 100%, dando emprego a cerca de 800 pessoas, e realçou que um dos principais desafios da empresa tem sido a falta de mão-de-obra qualificada.

“Temos em curso vários projectos de formação profissional para serralheiros e soldadores para ver se conseguimos colmatar esta necessidade que é ter pessoas qualificadas neste sector para trabalhar”, disse.

O responsável pela empresa do grupo Martifer foi um dos participantes na conferência ‘A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0: O Cluster do Mar’, em Aveiro.

 

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