A norueguesa Wilson ASA e a alemã Arkon Shipping assinaram um acordo de fusão da qual resultará o maior armador de shortsea da Europa.

A Wilson absorverá a frota da Akron

O negócio, cujos montantes não foram divulgados e que, como é habitual, depende das aprovações das autoridades competentes, deverá ficar concluído no segundo semestre com as operações a arrancarem em Setembro. A Wilson ASA passará a controlar uma frota de 130 navios, 92 propriedade da companhia.

A Wilson ASA ficará com cerca de 20 graneleiros da Arkon em regime de fretamento de longo prazo, incluindo os novos navios Hanse Eco com entrega prevista para 2022. Também assumirá todos os contratos e compromissos de clientes actualmente realizados pela Arkon.

A Arkon, por sua vez, será integrada no sistema de fretamento da Wilson sob um contrato de representação comercial exclusiva e gerirá as operações de exportação para toda a frota da companhia no Mediterrâneo.

“Uma maior organização de mercado e sistema aumentarão a eficiência, reduzirão o lastro geral, melhorarão as despesas operacionais e estenderão a rede marítima europeia de acordo com a estratégia de expansão do grupo Wilson. Este acordo garantirá capacidade, fortalecerá os sistemas logísticos e fornecerá segurança aos clientes. Os sistemas logísticos combinados também estarão mais bem preparados para cumprir os novos e mais rigorosos requisitos ambientais do sector europeu daqui em diante”, refere o comunicado enviado pela Wilson à Bolsa de Oslo.

Comments are closed.