A bolsa de cargas Wtransnet fechou Setembro com volumes em linha com os registados há um ano, depois de superada a parte mais dura da crise sanitária, anunciou.
O Verão de 2020 fechou com mais de 3,1 milhões de ofertas de carga com origem ou destino na Península Ibérica registadas na plataforma Wtransnet desde Janeiro.
Isto significa, segundo a companhia, que o que falta do ano arranca numa situação normalizada, com “dados muito positivos nas ofertas de cargas para transporte nacional, bem como para exportação e importação”.
As ofertas de cargas para exportação estão cada vez mais próximas dos números de 2019, com uma redução de 26% em relação ao ano anterior. Desde a Wtransnet indicam que, embora a diferença ainda seja significativa, a tendência é de normalização, o que é possível graças sobretudo aos números de Setembro, mês em que foram registadas 73 mil ofertas de cargas da Península Ibérica com destino ao resto da Europa, mais 18% do que em Setembro do ano passado.
As ofertas de carga de importação têm-se mantido na mesma linha, tendo recuperado fortemente do ponto mais baixo registado em Maio.
No acumulado até Setembro, as importações estão próximas de 800 mil, menos 22% do que no ano passado, embora a diferença com o mês de Setembro de 2019 seja residual.
A nível doméstico, as ofertas de carga de e para a Península Ibérica também abrandaram a queda, embora se encontrem ainda 27% abaixo do recorde de igual período de 2019.
Em termos globais, o último trimestre do ano começa com um fluxo muito semelhante ao de 2019, com um Setembro que atingiu 250 mil ofertas de cargas, e boas previsões para que as ofertas na Wtransnet ultrapassem os dois milhões no fim do ano.