A X-Press Feeders contratou junto de dois estaleiros chineses a construção de 16 porta-contentores dual fuel a metanol verde.
Os novos navios da X-Press Feeders, com uma capacidade de transporte de 1 170 TEU, serão construídos nos estaleiros New Dayang Shipbuilding e Ningbo Xinle Shipbuilding Group, oito em cada um.
O primeiro navio da encomenda deverá ser entregue durante o último trimestre de 2023. Os demais terão de entrar ao serviço até ao final de 2024.
A X-Press Feeders, baseada em Singapura e o maior operador independente de navios feeder, assumiu recentemente estar a estudar três combustíveis alternativos ao tradicional bunker: metanol, amoníaco e nuclear.
Os navios agora encomendados podem operar, tanto consumindo combustível normal, quanto metanol verde.
A Maersk foi a primeira a apostar no metanol como combustível de futuro para os seus porta-contentores, tendo encomendado, já este ano, em Julho, um navio feeder e, em Agosto, oito navios de 16 000 TEU, com opção para mais oito.
Boa