A X-Press Feeders acaba de lançar o que diz ser o primeiro network feeder do mundo operado exclusivamente com navios alimentados a metanol verde.
O Eco Maestro, o primeiro de 14 navios feeder a metanol encomendados pela X-Press Feeders, foi esta semana baptizado no porto de Roterdão. O segundo é esperado neste trimestre.
A oferta “verde” da X-Press Feeders arranca com dois serviços: o Green Finland XPRESS, que ligará Roterdão, Antuérpia Bruges, Helsínquia, Tallin e HaminaKotka, e o Green Baltic XPRESS, que unirá Roterdão, Antuérpia Bruges, Klaipeda e Riga.
Com 148 metros de comprimento, o Eco Maestro tem uma capacidade de transporte de 1 200 TEU. A utilização do metanol verde (produzido a partir da decomposição de matéria orgânica) permitirá poupar 268 kg equivalentes de CO2 por TEU transportado face ao transporte recorrendo aos combustíveis tradicionais, assegura a companhia.
O arranque do novo network coincide com a inclusão, este ano, do transporte marítimo no ETS, e antecipa os novos limites de intensidade de emissão de GEE dos combustíveis a bordo, a partir de Janeiro de 2025, justifica a X-Press em comunicado.
Os 14 navios a metanol verde deverão ser entregues até meados de 2026. A companhia propõe-se reduzir as emissões de CO2 em 20% até 2035, em 50% até 2040 e anulá-las até 2050.