A X-Press Feeders acaba de alargar o seu network de serviços “verdes” com o lançamento do Green Baltic X-Press, operado também com navios alimentados a metanol verde.
O novo serviço, que arrancou na passada sexta-feira, 23, liga os portos de Roterdão, Antuérpia-Bruges, Klaipeda e Riga. Junta-se ao Green Finland X-Press, lançado em Julho passado.
O alargamento da oferta foi tornado possível com a entrada em operação do Eco Umande, o terceiro navio (depois do Eco Maestro e do Eco Levante) dual fuel a metanol verde da X-Press Feeders. Como os demais, a sua capacidade de transporte é de 1 260TEU.
A base de operações do novo network continua a ser o porto de Roterdão, pelas infra-estruturas de produção e abastecimento de metanol verde, mas a X-Press Feeders já assinou acordos com outros portos, casos de Antuérpia-Bruges, Klaipeda, Riga, Tallin, Helsínquia e HaminaKotka. A ideia é ir alargando o network verde, alinhando com os objectivos e imposições da União Europeia em matéria de descarbonização.
A X-Press Feeders é um operador independente. Em Fevereiro passado assinou um acordo com a Evergreen para carregar os contentores da companhia de Taiwan nos seus serviços “verdes” no Norte da Europa e Mediterrâneo.
A X-Press Feeders encomendou um total de 16 navios a metanol verde, com entregas previstas até 2026.
A utilização do metanol verde (produzido a partir da decomposição de matéria orgânica) permitirá poupar 268 kg equivalentes de CO2 por TEU transportado face ao transporte recorrendo aos combustíveis tradicionais, assegura a companhia.