A X-Press Feeders anuncia para o segundo trimestre do próximo ano o início da operação do seu primeiro porta-contentores bifuel a metanol verde.
O Eco Maestro está em fase final de construção na China (é o primeiro porta-contentores bifuel a metanol verde construído no país), devendo realizar a sua viagem inaugural, entre Xangai e Roterdão, no primeiro trimestre de 2024.
Com 148 metros de comprimento, o novo navio da X-Press Feeders tem uma capacidade de transporte de 1 200 TEU. A partir do porto de Roterdão, onde ficará baseado, operará nos serviços feeder da companhia no Báltico e Escandinávia.
A utilização do metanol verde (produzido a partir da decomposição de matéria orgânica) permitirá poupar 268 kg equivalentes de CO2 por TEU transportado face ao transporte recorrendo aos combustíveis tradicionais, assegura a companhia.
A escassez de metanol verde é ainda um problema, mas a X-Press Feeders garantiu o abastecimento em Roterdão com a OCI Global, um produtor local.
A companhia tem encomendados 14 porta-contentores bifuel a metanol verde de 1 200 TEU, com entregas previstas para entre o primeiro trimestre de 2024 e meados de 2026. O próximo a ser entregue a seguir ao Eco Mastro deverá ser o Eco Marin.
A X-Press Feeders propõe-se reduzir as emissões de CO2 em 20% até 2035, em 50% até 2040 e anulá-las até 2050.