O porto de Xangai manteve em 2024 a liderança do ranking mundial na movimentação de contentores com um recorde de 51,5 milhões de TEU.
Juntos, os 30 maiores portos mundiais de contentores aumentaram a sua produção em 7% face a 2023, segundo a Alphaliner. Xangai cresceu 4,8%.
Entre os portos que mais cresceram, face ao ano anterior, destacaram-se Cai Mep (Vietname), com ganhos de 33% que lhe permitiram subir do 30.º para o 26.º lugar, Los Angeles/Long Beach (+19,8%, mantendo o nono posto) e Tanger Med (subiu duas posições, para 17.º, com um crescimento de 18,8%).
A perder estiveram apenas Hong Kong (caiu mais duas posições, para 13.º) e Xiamen (passou de 14.º para 15.º). No caso de Hong Kong, as perdas acumuladas face a 2019 superam já os 25%.
No topo do ranking, atrás de Xangai mantiveram-se Singapura (41,1 milhões de TEU, +5,4%), e Ningbo-Zoushan (39,3 milhões, +11,3%).
Sem mexidas nas posições relativas, o top 10 continuou a ser monopolizado por portos asiáticos, com a excepção de LA/Long Beach.
O primeiro porto europeu manteve-se Roterdão, a subir uma posição para o 12.º posto, com 13,8 milhões de TEU (+2,8%). Antuérpia-Bruges surge no 15.º lugar (subiu uma posição) com 13,5 milhões de TEU (+8,1%). Hamburgo caiu de 22.º para 24.º com 7,8 milhões de TEU (+0,9%).
A Alphaliner calculou também a taxa de crescimento dos portos do top 30 entre 2019 e 2024, e aí destaca-se Tanger Med com um salto de 113%. Roterdão, por exemplo, recuou 6,7% e Hamburgo 15,7% no mesmo período. Antuérpia-Bruges avançou 14%.