Xangai é cada vez mais o maior porto mundial no tráfego de contentores. O porto de Los Angeles/Long Beach é o único não-asiático presente no top 10. Roterdão continua a ser o maior europeu, no 12.º lugar mundial.

Top 30 contentores - 2014

No ano passado, Xangai movimentou 35,29 milhões de TEU, mais 5% que em 2013, e assim se distanciou de Singapura (o “histórico” número um), que ganhou 4% para os 33,87 milhões de TEU.

No top 30 realizado pela Alphaliner, apenas figuram seis portos não-asiáticos. LA/LB é o primeiro, surge na décima posição (cai uma posição face a 2013), com 15,16 milhões de TEU (mais 3,8%). Roterdão é o segundo, no 12.º posto, com 12,3 milhões de TEU (mais 5,8%). E Hamburgo é terceiro, no 16.º lugar (9,78 milhões de TEU, mais 5,1%). Os restantes são Antuérpia (17.º), Bremerhaven (22.º), Nova Iorque/New Jersey (23.º) e Algeciras (29.º).

Entre os 30 maiores portos do mundo na movimentação de contentores, os maiores crescimentos foram registados pelos portos de Ho Chi Minh/Cai Mep (16,7%), Colomno (14%) e Ningbo (12,1%).

Na comparação com 2013, apenas quatro portos perderam movimentos: Hong Kong, Bremerhaven, Jakarta e Lianyungang.

 

 

Comments are closed.