O porto de Xangai voltou a ser o que mais contentores movimentou, em 2020, reforçando a liderança do top 10 mundial, dominado pelos chineses.
Xangai movimentou 43,5 milhões de TEU no ano passado, superando em cerca de 200 mil TEU, ou 0,5%, o conseguido em 2019.
Não foi um resultado excepcional, mas foi o bastante para alargar a vantagem sobre Singapura, que em 2020 recuou 0,9%, de 37,2 para 36,9 milhões de TEU.
Num top 10 com sete portos chineses (situação que já se verificava em 2019), destacaram-se Tianjin, a crescer 6,1% e a ultrapassar Hong Kong na oitava posição, Qingdao, a subir 4,7% e a a tomar o sexto lugar de Busan, e Ningbo-Zhoushan, a avançar 4,4%, mantendo o terceiro posto.
Além de Singapura, só Busan e Los Angeles-Long Beach têm lugar no top 10. Como Singaura, também Busan teve um resultado negativo (-0,8% em termos homólogos). Já Los Angeles avançou 2,1% e parece capaz de “assaltar” o nono lugar de Hong Kong.