A Xerox desenvolveu um sistema de pagamento de transportes públicos com recurso ao smartphone.

Apresentada, hoje, na feira paralela ao congresso da UITP, em Milão, a ferramenta assenta na tecnologia Xerox Seamless e pode ser usada em comboios, autocarros, eléctricos, parques de estacionamento e sistemas de car sharing.

Desenvolvida m França (Grenoble e Valence), esta solução consiste numa aplicação para o smartphone através da qual a facturação será processada automaticamente, com base nas viagens realizadas nos vários transportes.

A tecnologia foi desenvolvida independentemente dos cartões SIM dos telemóveis e é compatível com todos os operadores de telecomunicações móveis. Os operadores só têm de instalar as tags de comunicação (NFC – Near Field Communication) nos locais das suas redes de transporte. As transacções são encriptadas e podem ser transmitidas mesmo a partir de locais sem conectividade à rede.

“Os validadores tradicionais requerem uma ligação eléctrica e outra à internet, tornando muitas vezes complexo e dispendioso aos operadores instalar”, afirma o presidente da área do sector público internacional da Xerox, citado no comunicado de imprensa divulgado a propósito da apresentação da tecnologia. “Com a solução Seamless da Xerox, as tags podem ser facilmente instaladas sem qualquer um destes pontos”, acrescenta Jo van Onsem.

 

Comments are closed.