A XPO Logistics será o transportador rodoviário “oficial” do “hotel” logístico multimodal de Chapelle International, em Paris, com arranque previsto para Setembro do próximo ano.

Hotel Logistico de Paris

Ao abrigo do acordo ontem assinado na capital francesa, a XPO Logistics assegurará a distribuição urbana, ou a “last mile”, das mercadorias chegadas à plataforma logística dos arredores de Paris e destinadas à “cidade luz”.

O projecto do “hotel” multimodal está a ser desenvolvido pela Sogaris Paris, promotora de projectos de logística urbana, em parceria com a Ports de Paris e a Caisse des Depôts et Consignacions. A ideia é que as mercadorias cheguem ali por via férrea, sendo depois distribuídas com veículos amigos do ambiente.

A componente ferroviária do projecto será assegurada  pela Eurorail. Cada comboio poderá transportar até 60 contentores.

O “hotel” logístico (hotel porque se pretende que albergue várias empresas de logística, que utilizarão os serviços de distribuição e outros em sistema de “poole”) situar-se-á na zona da Gare du Nord e ocupará 40 mil metros quadrados. O investimento previsto ronda os 58 milhões de euros.

O início da exploração da nova plataforma está previsto para Setembro do próximo ano.

 

Os comentários estão encerrados.