A Xunta da Galiza defende a ligação do porto de Vigo ao Corredor Atlântico por Sul, através do Porto, prevendo um aumento do tráfego ro-ro de veículos.

A Xunta da Galize quer que o governo espanhol candidate ao Mecanismo Interligar a Europa (CEF, em inglês), no próximo ano, o investimento na ligação do terminal de Bouzas, no porto de Vigo, ao Corredor Atlântico, através do território português.

Os responsáveis galegos estimam que uma tal ligação permitiria aumentar em 6%, ou 240 mil toneladas, os tráfegos no porto local, nomeadamente na carga e descarga de veículos.

O investimento estimado na ligação Sul ao Corredor Atlântico é de 496 milhões de euros. Mas o aumento do tráfego portuário e a redução das emissões do transporte rodoviário terá um impacto de 528 milhões de euros, num horizonte de duas décadas.

This article has 3 comments

  1. Uma má noticia para Portugal com enfoque em Leixões.
    Lembro que a TEN-T quando surgiu conectava a Fachada Atlântica da Península com a Europa através de três portos principais, Leixões Lisboa e Sines, todos em Portugal, o que mereceu um protesto na Galiza, cujo Governo Autónomo exigiu uma resposta do Governo Central. Vigo e a Corunha viriam a ser integrados, também, no Corredor Atlântico. Hoje é Vigo que toma a iniciativa de pescar noutras águas, as Nossas! Vigo está a fazer o seu trabalho, Nós é que provavelmente não estamos a fazer o Nosso!
    Porque as coisas se ligam, há uma carta do Embaixador Alemão publicada hoje na imprensa portuguesa onde se diz a dado ponto que “É justamente o setor digital que impulsiona o crescimento económico”. Portugal, nesta matéria tem atrasos relevantes para a Espanha que não ajudam e exigem uma resposta imediata do Portugal Portuário.
    A Alemanha amanhã inicia a Presidência da União Europeia e o Digital é um dos dois pilares do Plano de Recuperação da União portanto junta-se a “fome á vontade de comer”. Nós vamos ficar á porta do restaurante porque não temos vontade de abrir a porta?
    Vieira dos Santos

  2. Obrigado Jaime Vieira dos Santos pela sua opinião de grande VALOR, apenas Pedro Nuno Santos continua a ver a Economia “passar ao lado”, sejam barcos, comboios ou aviÕes, Portugal cada vez mais POBRE E a ESPANHA CADA VEZ MAIS RICA, 1 VERGONHA NACIONAL

  3. António Costa ao longo dos anos é muito ORIGINAL seja na forma como foi eleito 1º MINISTRO a 1ª VEZ sem ganhar eleições seja por não deixar os seus MINISTROS já vários DA ECONOMIA FALAREM, bom os resultados económicos estão à vista ou seja SOMOS PAÍS DA EUROPA QUE TEM CRESCIDO MENOS ATÉ JÁ TODOS OS “EX PAÍSES DE LESTE” ultrapassaram Portugal no que ao PIB pc diz respeito !

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*