O Grupo Yildirim, que se prepara para fechar a compra da Tertir, vai construir no Equador o maior terminal de contentores da costa do Pacífico da América Latina, em Puerto Bolívar.

Yilport - Yildirim Group

O acordo para a realização deste projecto, avaliado em 750 milhões de dólares (671,8 milhões de euros), foi assinado na capital do país, Quito, durante uma visita do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. O contrato da concessão por 50 anos deverá ser assinado em Março ou Abril próximos.

O CEO da Yildirim Holding, Yüksel Yildirim, explicou, em declarações à agência “Anadolu”, que o terminal será desenvolvido em cinco fases, cada uma com uma capacidade para 500 mil TEU e com um investimento associado de 240 milhões de dólares (215 milhões de euros). A primeira fase deverá estar operacional dentro de três anos.

De início, o novo terminal terá fundos de -14 metros mas para mais tarde estão previstas dragagens a -17 metros, para poder receber navios de maiores dimensões.

Este terminal será o maior investimento directo turco no Equador e, uma vez completo, será o maior terminal de contentores na costa do Pacífico da América Latina.

Note-se que em consequência da compra da Tertir, a Yilport (Grupo Yildirim) ficaá também com a concessão do porto da Paita, no Peru.

Comments are closed.