A Yilport concluiu a ampliação do terminal de contentores que detém no porto de Huelva. Próxima expansão acontecerá já em 2021.
O terminal de contentores de Huelva, concessionado à Yilport, já dispõe de mais 20 mil metros quadrados para parqueamento de contentores. São agora 50 mil metros quadrados.
Com a conclusão dos trabalhos de ampliação, concessionária turca aposta em captar novos tráfegos e mais armadores. E a verdade é que já este fim de semana arrancou um novo serviço da Maersk, de ligação a Leixões (onde a Yilport também detém a concessão da movimentação de contentores) e Algeciras (e, talvez, num futuro próximo, também Tanger Med).
O terminal de contentores de Huelva localiza-se no Molhe Sul, que está também a ser objecto de ampliação, numa empreitada da responsabilidade da autoridade portuária. As obras têm conclusão prevista para o próximo ano e, de imediato, disponibilizarão mais 525 metros de cais. E o terminal poderá ser ampliado até aos 22 hectares.
Para já, e para tirar partido da ampliação do terminal, a Yilport projecta investir em equipamentos de movimentação de cargas e pessoal.
Nos primeiros dez meses do ano corrente, Huelva movimentou 60 125 TEU, mais 13,1% que no período homólogo de 2019, de acordo com os dados divulgados pela Puertos del Estado.
e o porto de Setúbal também e já têm Leixões, fora Lisboa ?
é verdade e a Norte de Leixões têm Ferrol, na Galiza ! …