A Yilport Holding classificou-se no 11.º lugar no ranking dos operadores globais de terminais de contentores elaborado pela Drewry e relativo a 2020.
A Yilport, que há muito assumiu o objectivo de entrar no top 10 mundial dos operadores de terminais de contentores em 2025, ficou já no final do ano passado a apenas um lugar de distância, tendo movimentado 5,9 milhões de TEU.
A holding turca entrou no top 20 mundial, e logo para a 13.ª posição, em 2016, em consequência da compra da Tertir e dos seus terminais de contentores em Portugal, Espanha e Peru.
Dois anos volvidos, a Yilport ascendeu ao 12.º posto e outros dois anos passados galgou mais um lugar, num ano particularmente difícil para a economia mundial.
O 10.º lugar mundial está agora mais próximo, mas para lá chegar a holding de Robert Yildirim, depois de ter ido às compras, aposta sobretudo no aumento da capacidade e da produtividade dos terminais que já detém. São disso exemplo, por cá, os investimentos realizados e/ou anunciados em Leixões e em Lisboa.
Em 2020, o ranking dos operadores globais de terminais de contentores continuou liderado pela PSA International, com um total de 59,5 milhões de TEI (-1,4% vs. 2019), seguida da China Merchants Ports com 47,1 milhões de TEU (+13,4%) e da China Cosco Shipping com 46,2 milhões de TEU (-4,9%).