De uma assentada, a Yilport Holding encomendou à Kalmar 27 máquinas portuárias. O terminal de contentores de Leixões também sai beneficiado.
A encomenda colocada pela Yilport neste primeiro trimestre inclui 11 reaachstakers, quatro empilhadores de contentores vazios e 12 tractores pesados, destinados aos vários terminais da holding turca espalhados pela Europa e América do Sul.
Em Portugal, apenas o terminal de contentores de Leixões será beneficiado, estando-lhe destinados dois Eco reachstakers (eco, porque consomem menos cerca de 25% de combustível que os equipamentos idênticos recentes, reduzindo custos e emissões poluentes, segundo a marca).
Aqui ao lado, em Huelva, a Yilport prevê instalar um novo reachstaker e quatro tractores pesados.
O terminal sueco de Gavle tem destinado o maior reforço de equipamentos, com oito tractores pesados.
As entregas de todos os equipamentos agora contratados deverão acontecer nos terceiro e quarto trimestres do ano corrente.
São óptimas notícias para o porto do Porto (Leixões) e para toda a região Norte onde estão as empresas que mais Exportam tentando assim ser mais competitivo face aos portos galegos (Vigo) com mais capacidade instalada de espaço, calado e tecnologia podendo receber barcos de maior envergadura nomeadamente os porta-contentores.