No primeiro semestre, os terminais de contentores da Yilport Holding movimentaram 3,4 milhões de TEU, uma subida homóloga de 36% e um novo máximo.
Na Península Ibérica, a movimentação de contentores cresceu 5%, refere a Yilport em comunicado. Leixões é o único porto para o qual são detalhados os números: movimentou 360 978 TEU, 4% mais que no primeiro semestre de 2021.
O texto refere a conclusão do investimento de 43 milhões de euros na expansão e modernização do terminal nortenho e o arranque de operações de quatro STS e três RTG no terminal da Liscont, no porto de Lisboa.
Até ao final de 2023, a Yilport Holding concluirá investimentos de 130 milhões de euros nos terminais da Península, acrescenta-se.
Para o segundo semestre, as previsões são de manutenção do crescimento a nível global e atingir um novo ano recorde.
A companhia diz estar a negociar com autoridades da América Latina, África, Europa e Turquia mais de dez projectos portuários, com o objectivo de cumprir a meta de estar no top 10 dos operadores mundiais de terminais de contentores em 2025.
Nos outros segmentos de negócio, a Yilport registou no primeiro semestre crescimentos de 6% na carga geral, 3% no ro-ro e 10% nos granéis líquidos.