O Governo deve apostar em concessões mais longas, para atrair mais investidores para os portos, defende Robert Yildirim, CEO da Yilport, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso de longo prazo com Portugal.
Porque os investimentos em infra-estruturas são pesados e de retorno demorado, “o Governo português deve incentivar os investidores para compromissos de longo prazo”, comentou Robert Yildirim, em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS / AGEPOR, a propósito da anunciada intenção do Executivo de aumentar o prazo das concessões portuárias.
O líder da Yilport lembrou os casos de Espanha, onde já se fazem concessões até 75 anos, e dos EUA, onde já se chega aos 99 anos, em função do investimento e das condições do mercado.
“Em Portugal, quanto mais longas forem as concessões, mais investidores virão”, reforçou.
“Se os governos quiserem estar sempre a vender as concessões (…) matam o negócio. E no final não atrairão novos investidores”, acrescentou, referindo que no Mediterrâneo são vários os terminais em dificuldades por falta de investidores.
Liscont precisa de dragagens para crescer
A Liscont é um exemplo de como uma concessão mais longa favorece mais investimento da parte dos privados. O terminal de contentores de Alcântara será, di-lo Robert Yildirim “o nosso segundo melhor terminal, depois do TCL”.
A primeira fase de modernização está praticamente concluída, “Investimos em equipamentos de qualidade. Os quatro STS vieram da Mitsui, do Japão, e os seis RTG vieram da Konecranes, da Suécia”. Porque “se não cuidarmos dos nossos clientes, alguém o fará. E nós não queremos perder clientes”. A segunda fase está agora a concurso.
“Vamos quase duplicar a capacidade da Liscont. Para já temos espaço suficiente, mas o maior é melhor. Se houver dragagens no canal de acesso e junto ao cais, maiores navios virão”, defendeu o CEO da Yilport.
Com os novos equipamentos, aumentou a produtividade e o espaço disponível. E surgiram já novos serviços. “O nosso objectivo foi ligar a Liscont à Costa Leste dos EUA. E assim estes serviços sejam mais apoiados pelos exportadores e importadores, acreditamos que mais linhas virão”. Na verdade, já se anuncia para Setembro uma ligação à Costa Leste da América do Sul.
Mas os investimentos da Yilport não se ficam por Leixões e por Lisboa, Também os terminais de Setúibal e de Aveiro estão a ser / serão objectos de melhorias à medida das necessidades, garantiu Robert Yildirim.
“Infelizmente, a economia portuguesa não está a recuperar tão depressa. O crescimento é moderado, e nós estamos a acompanhá-lo. Assim haja mais procura, investiremos mais, para tornar os portos muito melhores”, afirmou.
“Roma e Pavia não se fizeram num dia…. Mas somos investidores de longo prazo”, rematou.
O ministro Galambão prometeu isso mas os meses passam e nad fez igual aos 2 Pedros e à Ana Paula Vitorino e ao mnistro “JAMAIS “MARIO LINO !