A Yilport não está interessada no novo terminal de contentores de Sines (Vasco da Gama). Robert Yildirim, CEO e presidente do grupo turco, aconselha mesmo a manter o único terminal existente (Terminal XXI).
“Portugal não está pronto para ter dois terminais de transhipment em Sines em cocorrência, afirmou Robert Yildirim em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS e à AGEPOR, quando questionado sobre o interesse do grupo Yilport na concessão do futuro terminal Vasco da Gama.
Robert Yildirim disse que estudaram o projecto quando ele foi apresentado pela então ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, mas considera não haver mercado para um segundo terminal em Sines.
“O terminal [XXI] está a trabalhar bem. Se se forçar a vinda de um outro e não houver volumes suficientes na região (…), isso matará o negócio e, no final, Portugal poderá sair a perder”, referiu o fundador e líder do grupo Yildirim.
Robert Yildirim sustentou que há já hoje muitos terminais de contentores – em Portugal, no Sul de Espanha e no Norte de África – para um hinterland pequeno, pelo que acrescentar mais não será boa ideia.
Por isso, aconselha a “pensar com sabedoria” e a manter “o único terminal de transhipment de Sines”, com o espaço disponível a poder vir a ser aproveitado para a expansão do Terminal XXI.
“O que lá está hoje é o melhor”. “É por isso que não estamos interessados”, rematou o líder da Yilport.
Foi em Outubro de 2019 que o Porto de Sines avançou com o concurso para a concessão do segundo terminal de contentores de Sines por um prazo de 50 anos, contra um investimento de cerca de 640 milhões de euros.
Apesar da prorrogação do prazo para a apresentação de candidaturas, em Maio de 2020, o concurso ficou deserto. Por isso, em Março do ano passado, o Governo alterou as bases da concessão, desde logo, reduzindo a exigência de investimento inicial. Mas o lançamento do concurso continua à espera do momento propício.
Só os ministros do PS é que são ignorantes ao ponto de não planearem a comecar pela Ana Paula Vitorino que se atrasou 10 anos a lançar o TXXI de Sines e a linha ferroviária entre Evora – Elvas que só ficará pronta em 2029 / 2030, são muito tristes
Por esta e por outras ideias desastrosas Sines foi ultrapassado no crescimento por Tanger em Marrocos e por todos portos espanhóis, claro, e perdeu os grandes investimentos para Algeciras, Valencia e Barcelona. Precisamos aprender …